quarta-feira, 29 de junho de 2011

Aos Jovens de Janduis, Objetos das Nossas Esperanças!

Fico feliz ao perceber que jovens estudantes universitários de Janduis (internautas) reagem ao processo de discussão sobre a construção democrática da vida administrativa do municipio e tentam ensaiar algumas noções do que seja democracia! Já fui jovem e como tal trazia no bojo do meu idealismo a revolta e a indignação contra tudo e contra todos… Achava que as minhas idéias de justiça social, de liberdade e democracia eram as melhores do tudo e que as opiniões do outros faziam parte do “que tudo mais vá pro inferno…!”(Isso mesmo, era o que Roberto Carlos aconselhava, na época, aos nosso jovens!)

Havia apenas uma diferença, comparando com os nossos dias! Naqueles tempos, nós, que a ditadura militar dizia sermos “inocentes úteis”, utilizados por subversivos, corriamos o risco de sermos presos, torturados e/ou mortos nos porões das masmormas dos órgãos de repressão… Hoje, os novos libertários devem render homenagem aos muitos jovens e adultos, que morreram ou foram mutilados para que,atualmente , qualquer um possa sentar-se diante de um computador e dizer o que bem entender, mesmo nada sabendo o que seja democracia, ditadura, etc, desconhecendo, também, a História de Lutas e Conquistas do nosso bravo povo de Janduis! Os futuros Historiadores de Janduis (hoje, universitários) não se devem deixar levar pela  ralas formulações que se formam no entendimento dos jovens quando se discutem os rumos da nossa História e dos destinos do nosso povo…

É preciso que os jovens, que têm todo o direito de criticar e emitir conceitos, lancem um olhar para o nosso passado recente, antes de 1983 e analisem a História abnegada e destemida da nossa gente! O que tínhamos? Miséria, Mortalidade, Fome, Exploração, Ignorância, Ausência de Direitos, Violência… E o principal: o nosso povo não tinha ESPERANÇA, não tinha FÉ,  que alguma coisa fosse acontecer para melhorar ou mudar sua trágica condição de vida! E naquela época, todos, inclusive os jovens, faziam as vezes dos 3 macaquinhos: olhos fechados (“não ví nada”!), boca fechada (“não disse nada!”) e ouvidos tapados (“não ouvi nada!”)…

Foi nesse contexto desesperador que o povo de Janduis ousou se levantar e dizer um basta, colocando na minha boca essas palavras: “Nós podemos viver melhor, basta ter coragem pra mudar!” O povo de Janduis é, portanto, o sujeito da sua própria História! Diga-se, de passagem, que naqueles dias, os jovens da cidade, que tinham condição de estudar fora, estavam, sempre, `a disposição dos “poderosos’! Quase ninguem se incomodava com a condição de escravos da nossa gente…

Foi pela coragem cívica das pessoas mais simples, pela sua decisão de mudar pelo voto democrátrico, que me ví à frente da trajetória libertadora e construtiva de um novo modelo de vida  do nosso povo! Já se passaram mais de 22 anos… Já sou prefeito pela Terceira vez… Nunca comprei um voto! Nunca aleguei nenhum trabalho meu para receber reconhecimento! Apenas, lamento que o povo de Janduis ainda não encontrou outros líderes para comandar a sua luta gloriosa e tenha me convocado sempre que de mim precisa… Mas tenho uma grande FÉ e uma enorme ESPERANÇA: AGORA, DESTA VEZ, VAMOS TER NOVOS VALORES, NOVAS LIDERANÇAS, MAS TODAS ELAS IDENTIFICADAS COM A NOSSA HISTÓRIA DE LUTAS PELA LIBERDADE, PELA DEMOCRACIA E DE CONSOLIDAÇAO DAS INSTITUIÇÕES DEMOCRÁTICAS, QUE DISPENSAM O PESO HISTÓRICO DA PERSONALIDADE, SEJA ELA BOA OU MÁ: ISTO É DEMOCRACIA, UM PROCESSO EM CONSTRUÇÃO PELO POVO, QUE NÀO DEPENDE NEM DA MINHA VONTADE, NEM DA SUA!   

Nenhum comentário: